segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

REFLEXÕES


Amigos, este ano que esta findando, para mim, foi um ano de muitas mudanças.
Desde fevereiro vinha buscando uma resposta para minha anemia que não respondia a medicação.
A descoberta de um tumor maligno me fez repensar a vida.
Quantas vezes nos preocupamos com coisas pequenas ou vivemos numa maratona de consumo, deixando de lado as belas coisas da vida. Não olhamos para a natureza, para o pôr do sol ou um belo amanhecer, não vemos um sorriso de criança que sempre é singelo e inocente, deixamos de fazer pequenas ações, pois sempre achamos que temos todo o tempo do mundo.
Aprendi a viver cada dia, cada momento. Quantas noites de insônia que tive, e foram belas noites, ouvindo o silencio da rua, vendo uma luz acesa e imaginando que alguém também estava com insônia. No silêncio da madrugada quantos blogs eu escrevi, sozinho, pensando na minha vida, na minha doença, em como continuar encarando com positividade, com fé.
Quero agradecer a todos que me enviaram mensagens, me visitaram, ligaram me dando força, fé e garra de continuar lutando pela vida.
Também agradeço a todos que me auxiliaram nesta fase do meu tratamento, médicos, secretárias, enfermeiras, farmacêutica, reiki, acupuntura, mahikari, centro espírita, fisioterapia.
Foi um ano difícil, mas com muito aprendizado diante da minha doença, pois sei que após o tratamento serei uma pessoa com outros valores, outra alimentação, outro estilo de vida.
Desejo que o ano de 2013 traga a todos muita saúde, realizações, sucesso em seus objetivos, 
felicidades e muito amor e paz.


sábado, 29 de dezembro de 2012

A 9ª E 10ª SESSÕES DE QUIMIO



Meus amigos em virtude de estar com a casa cheia para o Natal, não tive tempo de postar esses dias.
Recebi  a visita dos meus pais, meu cunhado Beto, sobrinho Bruno, cunhada Claudia e sobrinha Roberta.
Foram dias de reencontros, papos, risadas, festas, ceia, churrasco, etc
Foi muito bom revê-los e acalmar a saudade.
As sessões de quimioterapia transcorreram novamente sem efeitos colaterais.
Tive uma pequena trombose na perna direita, que está sendo medicada com anticoagulantes e  na 10ª sessão me apareceu uma bursite no cotovelo direito que esta sendo tratada com gelo e anti-inflamatórios.
Estou passando bem Graças a Deus, mais da metade das quimioterapias já foram realizadas e meus exames estão reagindo super bem, com diminuição das células plasmáticas em 40%, dando um ótimo sinal que os medicamentos estão fazendo seu efeito e meu organismo esta reagindo positivamente a eles.
Continuo muito confiante e tive uma grata e maravilhosa noticia do Dr. Thiago, que me esclareceu, que após
o autotransplante poderei continuar levando minha vida normalmente sem precisar fazer uso de nenhum medicamento.
A FÉ que me guia aumenta cada dia mais!!!
Abraços.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL E ÓTIMO 2013



Repasso a todos desejando que seus sonhos se realizem e que a saúde seja uma meta para 2013.


sábado, 15 de dezembro de 2012


A 8ª SESSÃO DA QUIMIO E AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Amigos, na última quinta feira, dia 13/12, cheguei a metade das sessões de quimio, e conforme relatos anteriores, com pouquíssimos efeitos colaterais.
Me sinto ótimo, a cada dia mais confiante no tratamento e só de pensar que a metade já passou tão rápido, me dá um ânimo enorme e logo já terei passado pelo auto transplante.

Hoje gostaria de agradecer a Meri, amiga da Ana Carolina,  que me enviou uma reportagem publicada na edição de Caras de 06/12/12 na seção Saúde,  em que o médico Dr.Phillip Scheiberg hematologista e oncologista do Hospital São Jose da Beneficência Portuguesa de São Paulo, escreve um artigo muito elucidativo a respeito de anemia. Pode ser lido neste link: http://caras.uol.com.br/noticia/anemia-pode-ser-uma-indicacao-de-que-sua-medula-ossea-esteja-falindo#image0 . Muito obrigado, foi muito esclarecedor.

Outro agradecimento especialíssimo é para minha querida amiga Michelle Carzino, de Curitiba, que me fez uma belíssima surpresa, enviando uma cesta maravilhosa com produtos  orgânicos, chocolates, condimentos, sementes, azeite de oliva, frutas secas, água energizada, Shitake, chá verde.  Me deixando super emocionado pelo seu gesto, com muita criatividade e disposição arrumando tudo tão lindo, carinhosamente escolhidos, conforme a lista de produtos que estou usando. Muito obrigado Michelle, você mora no meu coração.







quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

E ASSIM É O NOSSO BRASIL


Meus amigos mandei para todos os senadores, principalmente aos de SC, ao gabinete da Min. Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann um pedido de atenção em relação à LENALIDOMIDA, questionando a ANVISA por não autorizar seu uso no Brasil e adivinhem quantos me responderam? Somente a secretária do Sen. Paulo Bauer, perguntando se aceitava receber notícias sobre os atos do senador e não tocando no assunto da LENALIDOMIDA.
Afinal, eles são eleitos pelo povo, para atenderem aos interesses do povo brasileiro ou os seus interesses?
Quando ele vem na TV pedir nosso voto, todos, sem exceção, levantam a bandeira da SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA.
Dificilmente algum vai lutar com suas forças pela melhoria dos hospitais, postos de saúde, SUS, médicos, medicamentos para todos, transparência. etc.
Mas, por ironia do destino, basta serem eleitos, todos sofrem de amnésia temporária, até chegar à próxima eleição, daí como se tomassem um medicamento milagroso, eles voltam a lembrar dos eleitores, suas promessas vãs e iguais, e o povo sem memória, acaba acreditando e votando neles novamente.
A constituição deveria ser clara nesse sentido, prometeu, não cumpriu, perde seus direitos políticos.
Por isso caros amigos, não joguem fora seu voto, cobre de seu candidato, procure acompanhar seus atos no Congresso, se estão lá engordando os bolsos e a pança, ou se estão trabalhando pelo bem comum.
E na próxima eleição, se ele merecer, vote no mesmo ou MUDE seu voto.

Só assim mudamos um país.

Obs.: Continuem assinando a Petição pela liberação da LENALIDOMIDA no Brasil.

sábado, 8 de dezembro de 2012

A 7ª SESSÃO DA QUIMIO



Amigos, quinta feira fiz a 7ª sessão da quimio, e como não podia deixar de ser, fui otimamente recebido pela Cintia, Nati e Dr. Thiago.
Meus exames laboratoriais estão dentro do esperado, sem alterações, o melhor é que as gama globulinas que estavam em 37% em outubro, quando foi descoberto o Mieloma Múltiplo, e hoje, após a 6ª sessão de quimio, baixou para 27%, sinal que meu organismo esta reagindo bem ao tratamento.
E após a 7ª sessão estou passando bem, somente com a pele muita ressecada, mas deve ser dos medicamentos, nada que um hidratante e um creme antipruriginoso não aliviem.
Deus está me carregando no seu colo bem apertadinho e com certeza nunca vai me abandonar.
Sei que em breve meus exames estarão nos patamares normais e estarei pronto para o autotransplante.
Recebi neste final de semana a visita do meu primo Mario Luiz e meu sobrinho Guilherme, de Palmeira – PR, que fizeram uma bela surpresa, alem de muitas alegrias e risadas. Foi muito bom rever vocês, voltem sempre.
E assim a vida continua Graças a Deus. 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TERAPIA DO RISO


Criciúma, 06 de dezembro de 2012.

Hoje quero falar sobre os efeitos do riso no nosso organismo.  Há muito tempo sabemos que rir é útil demais para pessoas que enfrentam alguma doença grave ou momentos de stress. O riso aberto ajuda  a manter em equilíbrio todos os componentes do nosso sistema  imunológico.
O riso reduz os níveis de certos hormônios do stress. A risada fornece uma válvula de segurança que fecha o fluxo dos hormônios do stress e da resposta biológica ao perigo, que se transforma em ação nos nossos corpos quando experimentamos o nervosismo, a raiva ou a hostilidade, ao fazer isso, as células matadoras naturais (serial Killer) que destroem células de tumores e vírus e aumentam o interferon gama, proteína que ataca as células T, parte mais importante da resposta imunológica e da células B, que produzem anticorpos,
Então pessoal, vamos rir mais, pegar filmes de comédias, assistir comedias teatrais, não ficar se lamentando , vendo a vida só pelo lado negativo.
Se cerque de pessoas positivas, alegres, que te façam rir, até você  soluçar e tossir, de tanto rir, isso faz com a tosse limpe o muco respiratório que abriga bactérias e vírus.
Existem nas locadoras, vídeos do Mr. Bean, Os Trapalhões, ou comedias de seu artista preferido, veja, deixe o riso vir de dentro de você, solto, gostoso, alegre, com isso você estará se sentindo aliviado de todos os sentimentos negativos, como raiva, ódio, stress, ansiedade.
Existe nas locadoras um vídeo que mostra bem essa situação e se chama “Patch Adams”. Um filme bonito, comovente e interessante de se assistir.
Estou recebendo em minha casa a visita de minha irmã de Palmeira – Pr. A Solange com seus 60 anos, é uma pessoa assim como falei pra vocês, sempre alegre, divertida, com muitos “causos” para contar em que a gente ri até chorar de tão engraçados que são, e assim aproveito sua visita, para acalmar a saudade e fazer essa maravilhosa terapia do riso, que está me fazendo muito bem.
Aqui vão algumas dicas para você acrescentar mais riso à sua vida:
Descubra o que faz você rir e faça isto (ou leia ou assista isto) mais frequentemente;
       Cerque-se de pessoas divertidas e esteja com elas sempre que puder;
       Desenvolva o seu próprio senso de humor. Você pode até ter aulas para aprender como ser um humorista melhor, ou pelo menos um contador de piadas melhor na próxima festa. Seja divertido sempre que puder, contanto que não seja à custa de alguém.
       Vamos rir e viver melhor......
Obs.: Continuem assinando o link da petição da LENALIDOMIDA, aqui ao lado, falta pouco para atingirmos 30000 assinaturas.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CABEÇA DE MACACO


Criciúma, 4 de dezembro de 2012

Queridos amigos,
Vivemos dias de intensa troca de informações.  São celulares, internet, e-mails, notícias, vídeos, fotos, mensagens.
As pessoas saem de casa para irem ao restaurante ou em alguma festa, mas não largam o celular, enviando mensagens, fotos, etc. Não se conversa, não curtem o local que estão.
Se vocês repararem em algum restaurante, bar ou qualquer outro lugar, as pessoas sentam-se à mesa, mas cada um fica no celular mandando mensagens. Isto se chama “cabeça de macaco”, porque o macaco não se fixa em nada e quer tudo ao mesmo tempo.
Chegamos em casa e não conversamos sobre nosso dia, nossos projetos, sonhos, etc., sempre temos algum e-mail para ler, responder alguma mensagem. Se falam com a gente, respondemos com monossílabos, ás vezes, nem prestamos a atenção no que estão perguntando ou falando.
Só estamos ali, mas nossa cabeça esta voando por aí.
Que delícia de tempo bom quando sentávamos para conversar, trocar ideias, quantas estórias ouvíamos de nossos pais, quando íamos a algum lugar, todos interagiam.
O que será dessas crianças que desde pequenas só se comunicam via mensagem.
Não que eu seja contra tudo isto, mas devemos ter limites.
Que triste ir a um restaurante e olhar para os lados e ver que ninguém está conversando, só mexendo no seu celular e trocando mensagens, às vezes até com pessoas que estão na mesma mesa.
Outro dia estive em um casamento e no mesmo momento em que o noivo entrava na igreja, alguns convidados ao meu redor se comunicavam via facebook com amigos. Perderam de ver este momento lindo que os noivos tanto sonharam.
Estamos nos tornando um mundo sem diálogo, sem papo legal, sem olho no olho.
Vamos nos policiar um pouco, vamos conversar mais, tentar viver com mais atenção ao outro.
Se for convidado para algum evento, deixe seu celular longe da sua mão, curta a festa, com certeza outras portas irão se abrir para você. Quando for praticar seu esporte, se desligue do mundo tecnológico e aproveite o momento para relaxar o corpo e a mente. Os emails e mensagens podem esperar para serem respondidos. Aproveite para ver a natureza, conhecer novas pessoas, ouvir novas músicas, ler livros, fazer alguma arte manual e viver em liberdade com você mesmo.

Obs.: Continuem assinando o link ao lado para a petição da liberação da LENALIDOMIDA no Brasil, pela ANVISA.

sábado, 1 de dezembro de 2012

UM SER ILUMINADO

Criciúma, 1 de dezembro de 2012



Hoje vou falar sobre meu pai que esta completando seus 92 anos bem vividos.
Aos quatro anos, ele foi acometido de varíola e perdeu completamente a audição e minha vó percebendo sua mudez e após confirmar a surdez, ela começou a ensinar a ele a leitura labial.
Assim, conseguiu estudar, entrou na faculdade de medicina do Paraná, e quando estava no último ano, faltando uma matéria, o professor falou para ele que não existia médico surdo e passou a dar as aulas de costas, prejudicando-o e reprovando-o.
Mas, por seu amor à medicina, não desistiu, e pediu transferência para o Rio de Janeiro, onde se formou com louvor e lá se casou.
Voltando para Palmeira – PR, sua terra natal, para clinicar, esse médico se dedicou com tanto afinco a sua profissão que praticamente não havia dia ou noite, atendia a todos com tanto carinho e atenção, e como sabemos, médico do interior tem que atender todas as áreas da medicina e só em Palmeira ele chegou a fazer mais de 11000 partos.
Tiveram sete filhos, e à medida que foram crescendo, foram estudar em Curitiba e para não ficarem sozinhos em Palmeira, após 30 anos de atendimento, fechou seu consultório e foi começar tudo novamente na capital paranaense.
Esse meu pai, por ser tão dedicado e amar tanto sua profissão e ser tão capaz, logo tinha uma vasta clientela em Curitiba e para não me alongar, trabalhou até os seus 90 anos, sempre muito bem disposto e ativo.
Hoje é um dos médicos mais idosos do Paraná, onde já foi homenageado pela Associação Médica pelos serviços prestados.
Hoje, com muito orgulho e satisfação de ter tido esse exemplo maravilhoso, só posso desejar a ele, muita saúde e que Deus o proteja sempre, pois ele é um exemplo de amor, humildade, dedicação, fraternidade e otimismo.
Te amo pai. Beijos