quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MEDITAÇÃO



Criciúma 07 de Novembro de 2012

Nesta turbulência em que me vi envolvido, com a mente fervilhando de perguntas, ansiedades e expectativas do tratamento, procurei me centrar o máximo possível, para manter a minha positividade em alta, a fé a toda prova, a calma a toda situação, a esperança no coração.
Então lendo sobre técnicas de meditação, encontrei uma forma de me desligar de tudo e de todos por 10 min. diários, e com isto, estou bem menos ansioso, mais tranquilo, menos apressado. Minha pressão não tem se alterado e me sinto super-relaxado.
A técnica foi estudada na Itália e na Índia. Os médicos pesquisadores notaram que durante a missa católica, na hora de rezar a Ave Maria, todos os ritmos biológicos dos praticantes entraram em ressonância, ampliavam- se e terminavam se harmonizando. E na Índia, na hora de praticarem seus mantras nos rituais coletivos, acontecia o mesmo processo, todos acabavam se harmonizando no final, com o cérebro em total sintonia.
Eles (os médicos) notaram que a primeira parte da Ave Maria levava o tempo da inspiração e na segunda parte a expiração. E assim, os praticantes acabavam fazendo uma meditação coletiva e satisfatória.
Então em nossa casa, praia, mata, floresta, praça, em qualquer lugar onde você se sinta à vontade, pare todo dia, 10 minutos, só 10 minutos, desligue celular, internet, o que mais possa se comunicar com outras pessoas, sente-se confortavelmente, cerre seus olhos, inspire lentamente, rezando ou dizendo um mantra qualquer, aceite o vento, o sol, a natureza em você, receba toda a energia do universo, após, expire lentamente, ate sentir todo seu ar sendo expelido e seu coração batendo mais forte, e conjuntamente, imagine que você está jogando fora, tudo o que te faz mal, te angustia, te estressa.
Essa prática sendo diária te fará enfrentar o teu dia a dia, com mais calma, mais confiança, menos ansioso. Em qualquer momento de grande tensão, você se sentirá mais confiante.
Os benefícios desta meditação são espetaculares e o principal é que esta prática melhora o funcionamento do sistema imunológico, reduz inflamações e controla as taxas de açúcar no sangue, e, devo dizer que isto está acontecendo comigo.
Obs.: para maiores esclarecimentos, estas dicas foram retiradas do livro ANTICANCER, de David Servan-Schereiber, pag. 198.

4 comentários:

  1. Lendo o teu relato sobre meditação me senti nas nuvens!!! Voce conseguiu com poucas palavras expressar o que realmente sentimos na prática.
    Meu adorado! Amor da minha vida! Com toda essa tua energia cheio de fé, pode se considerar curado!!! Um verdadeiro heroi nesta batalha a favor da VIDA!!! Beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo,

    não te conheço e cheguei aqui por intermédio do BlogdaPity e me emocionei com todos os teus posts ao voltar minhas lembranças ao meu pai, Julio Sônego.

    Já sou mais uma espectadora da sua vitória de cada dia. Quanto sentimento é passado nas tuas palavras, é tudo tão verdadeiro que vivi cada segundo contigo, como vivi com o meu pai. Ele também foi um lutador, mas nem sempre vencemos a guerra né? As batalhas foram muitas, e várias delas com vitórias, mas a guerra não conseguimos, e nos deixou devastados até hoje.

    Tenho fé que com a sua dedicação e fé, e todos os que te rodeiam você será um vencedor da vida!

    Aqui segue um pouco de uma filha tão parceira quanto os teus para te aliviar os efeitos colaterais e auxiliar na cura:

    chá de graviola
    suco de aloevera
    tratamento homeopático para imunidade
    muito liquido
    prazeres da vida e amor!

    Com muito carinho e esperança em ti

    Cláudia Sônego

    E por favor, não me desaponte, sei que serás mais um a vencer o não mais invencível.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Paulo!

    Conheço seus filhos Paulo e Carol, mas foi através do blog da Pity que cheguei ao teu blog.
    Coloquei-me na situação de vocês, pois já passei por um caso na família com meu pai. Fiquei realmente muito emociada ao ler tudo o que escreves aqui.Me deu um misto de saudade e também de certeza de termos feito tudo o que podíamos sem perder a esperança, ainda que ele, já não a tivesse mais. Tinha chegado a hora dele...
    Quero lhe dar parabéns por enfrentar esse turbilhão de emoções e sensações passageiras de cabeça erguida, buscando o melhor para você e sua família, sem perder a alegria, a esperança e também por acreditar em você e na sua capacidade de cura!
    Eu desejo muita força, fé e serenidade para você e sua família neste momento delicado e fico na certeza que logo você estará bem melhor!

    Sáude, força e esperança!

    Um abraço,

    Patricia Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia e Patricia, muito obrigado pelas suas palavras, imagino o quão doloroso deve ter sido enfrentar problemas tão sérios e com perdas tão importantes, com as poucas armas que temos.
      O importante é lembrar deles, como guerreiros, lutadores e por tudo o que eles ensinaram enquanto estavam neste plano.
      Cada relato que recebo, me reforça a disposição de lutar com todas as garras, pelo meu direito a vida. Um forte abraço e obrigado.

      Excluir